top of page

O que é Neuropsicologia?

 A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.

 

              O atendimento realizado por um psicólogo clínico tem a finalidade de auxiliar no enfrentamento de: dificuldades em tomar decisões, conflitos em relacionamentos, crise no casamento, traumas emocionais, problemas em lidar com pessoas, sensibilidades e irritabilidades, indecisão na vida profissional, medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.

 

         Além disso, o profissional especialista em neuropsicologia pode identificar dificuldades cognitivas (Memória, Atenção, Linguagem, Raciocínio, Conceituação, Percepção Visual, Visuoconstrução, Orientação, Funções Executivas, etc.), por meio de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas e auxiliar na reabilitação, como nos casos citados abaixo:

 

Alzheimer

Em geral, por meio  de indicação médica, a avaliaçãoneuropsicológica é aplicada em pacientes sob suspeita de transtornos neurocognitivos maiores, mais conhecidos pela nomenclatura de demências ou doenças neurológicas como o Alzheimer,  Demências Vasculares, Demências Fronto Temporais, etc.

 

Para saber mais: ABRAZ

TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, que aparece na infância e acompanha o indivíduo até a fase adulta. A avaliação neuropsicológica pode ajudar a identificar a dificuldade e melhorar o rendimento acadêmico. 

 

Para saber mais: ABDA

Baixo Rendimento Escolar

O baixo rendimento escolar pode ter causas diversas (TDAH,   Distúrbios de Aprendizagem e Desenvolvimento, etc.) e a avaliação neuropsicológica é importante para eliminar ou confirmar possíveis doenças e ajudar no planejamento de estratégias de tratamento.

 

Autismo

Identificar os problemas de desenvolvimento como Autismo,  além de indicar em que grau foi afetado, a avaliação neuropsicológica pode auxiliar no tratamento e apontar melhor estratégia psicopedagógica.

 

Para saber mais: AMA

AVC

Em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou popularmente conhecido como "derrame", faz-se avaliação neuropsicológica para entender que funções cognitivas foram afetadas ou preservadas, inclusive se existe um declínio cognitivo a longo prazo.

Traumatismos

Quando ocorrem traumatismos cranianos, neurologistas costumam solicitar avaliações neuropsicológicas para identificar possíveis lesões cerebrais, principalmente quando não se tem ao certo se quais funções cognitivas foram mais afetadas.

Tumores
Epilepsias

Em pacientes com neoplasias malignas (câncer), a avaliação neuropsicológica pode auxiliar na identificação de eventuais danos ou prejuízos cognitivos, que podem ocorrer em tumores cerebrais (malignos ou benignos). É comum se fazer exames pré e pós cirurgicos.

 

A avaliação neuropsicológica no contexto da cirurgia de epilepsia muitas vezes se torna necessária para distinção de disfunções relacionadas à diversidade de manifestações desta condição.

Abuso de Drogas

 O uso de instrumentos de avaliação neuropsicológica não se restringe apenas a casos de abuso de drogas ilícitas mas também para verificar possíveis prejuízos nos efeitos colaterais de medicações podendo assim ser útil no planejamento de tratamento adequado.

bottom of page